Home

 

 

 

 

 

Carlos Bica
Carlos Bica + Matéria Prima
CD
Clean Feed 2010

 

 

O que faz de Carlos Bica um músico absolutamente original no panorama Jazz nacional e diria mesmo internacional, é esta contaminação explícita e assumida pela pop music e os folclores exteriores ao Jazz. Não é novidade e já foi inúmeras vezes observado e escrito, também por mim, desde há muito.

O que este novo disco acrescenta, esta nova formação, onde João Lobo substitui Jim Black, Mário Delgado substitui Frank Mobus, João Paulo surge nos teclados e Matthias Schriefl no trompete é, sobre uma paleta tímbrica e harmónica bastante mais generosa, uma nova roupagem para velhos hits e alguns novos temas onde Bica explora as possibilidades da nova fórmula, entre a melancolia da "Canção Número Dois", o extravagante Marc Ribot’s Cubanos Postizos "For Malena", a ternura de "Paris Texas" (Ry Cooder) ou o country de Bill Frisell mais explícito em "D.C.".

Esta é uma banda perfeita como o já era o anterior Trio Azul; outra forma de Carlos Bica explorar o universo pop/folk (enfim, os universos); de, com despudor o fundir com o Jazz até já não se poder perceber onde realmente começa um e acaba outro.

Esta é uma banda perfeita onde Delgado e Lobo – inevitavelmente sujeitos à comparação com os fantásticos Black e Mobus - se demonstram bastante mais que apenas eficientes, o impetuoso Schriefl revela explicitamente a feliz ascendência de Lester Bowie e o virtuoso João Paulo se parece substituir a Carlos Bica na antecipação e no entendimento da alma pop de Bica.

Carlos Bica é o autor e o líder dos Matéria Prima. A Matéria Prima é a música popular do mundo, Jazz incluído.

 

Matthias Schriefl (t, flis, mel)
João Paulo (p, tec, aco)
Mário Delgado (g)
Carlos Bica (ctb)
João Lobo (bat)

(Este texto foi publicado em Jazz 6/4 #7)